Na tarde de quarta-feira (09), por volta das 12h30, a Polícia Militar apreendeu um caminhão transportando duas árvores de oliveira com suspeita de contrabando na SC-161, no interior de Palma Sola, no Oeste de Santa Catarina.
Durante rondas preventivas, os policiais visualizaram o caminhão e decidiram abordar o veículo, que estava emplacado em Imigrante (RS) e era conduzido por um homem de 41 anos. Ele afirmou inicialmente que havia carregado as árvores em Encantado (RS), com destino a Joaçaba (SC).
Junto ao caminhão, uma caminhonete com placas de Lajeado (RS) também foi abordada. O motorista, de 54 anos, se identificou como o proprietário das árvores. No entanto, após ser questionado novamente, o condutor do caminhão mudou a versão e disse que a carga teria sido embarcada em Marmeleiro (PR), além de não apresentar nota fiscal.
Diante das divergências nas informações e da suspeita de que as oliveiras possam ter origem argentina, os policiais encaminharam os dois motoristas, os veículos e a carga à Receita Federal para os procedimentos legais.
Anderson Sommer / Portal Tri