A Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (Ameosc) realizou, nos dias 10 e 11 de abril, um curso de capacitação com foco em acessibilidade nas edificações. A formação foi conduzida pelo especialista Eduardo Ronchetti de Castro e reuniu servidores da Diretoria de Engenharia e Arquitetura, além de outros profissionais da área técnica, em busca de qualificação e atualização sobre o tema.
O principal objetivo do curso foi capacitar os participantes para compreenderem a importância da acessibilidade, identificarem suas implicações legais e práticas, dominarem os fluxos de trabalho e se atualizarem quanto às normas vigentes. Com isso, busca-se garantir uma atuação eficaz na execução, implantação e manutenção de projetos de edificações, bem como na instrução de processos para contratação de obras.
Durante os dois dias de formação, os participantes puderam aprofundar seus conhecimentos sobre a legislação específica, normas técnicas e boas práticas para elaboração de laudos e projetos acessíveis, com enfoque na promoção de ambientes inclusivos e adequados a todos os usuários.
O público-alvo contemplou gestores, coordenadores, supervisores, analistas (de incorporação, produto e projetos), arquitetos, engenheiros, designers, projetistas, técnicos em edificações, servidores públicos e demais profissionais de áreas afins, que atuam diretamente com obras e planejamento urbano.
“A acessibilidade é um tema que precisa estar presente em todas as etapas de planejamento e execução de obras públicas. Nosso compromisso, enquanto entidade que representa os municípios do Extremo Oeste, é promover capacitações que garantam mais conhecimento técnico aos servidores e profissionais que atuam diretamente nessa área. Esse curso reforça nosso papel de contribuir para cidades mais inclusivas, seguras e preparadas para todos os cidadãos”, destacou o presidente da AMEOSC, Alexandre Ribas.
Ascom